A instrumentação é nos dias de hoje, uma área da electrónica muito vasta e bastante importante para qualquer engenheiro electrónico. Como tal, o núcleo de estudantes de engenharia electrónica do Taguspark, tomou a iniciativa de realizar um Workshop de instrumentação e medidas que abordasse alguns dos aspectos mais importantes, como por exemplo explicar o princípio de funcionamento de alguns instrumentos de medida mais usados nos laboratórios. 
Foi dado ênfase principalmente aos aspectos básicos de medidas eléctricas mediante uma parte inicial mais teórica, seguida de uma parte prática, na qual houve um contacto com os principais instru-mentos de instrumentação, como osciloscópios, multímetros ou geradores de sinal. 
Este Workshop foi essencialmente direccionado para alunos dos primeiros anos do curso de engenharia electrónica que ainda têm pouca experiência e também para alunos de outros cursos que tivessem curiosidade por esta área. 
Foram preparados uma apresentação e um guia de laboratório para que os alunos pudessem seguir durante a sessão do Workshop. O guião incluía alguns exercícios simples para medição de tensões em resistências de valor conhecido, para além de outros exercícios mais complexos nos quais, através do osciloscópio e de outros instrumentos, os alunos tinham que caracterizar uma impedância que à partida era desconhecida. Para resolver estes exercícios foi também feita uma análise teórica com o intuito de os ajudar a compreender melhor os conceitos. 
Apesar de talvez ter sido um pouco longo os alunos presentes no Workshop ficaram a conhecer um pouco melhor os princípios básicos dos instrumentos de laboratório.
 
 
Joomla template by Joomlashine.com